Por que uns empreendedores ficam milionários e outros não?
- Posted by Vera
- On 22/02/2018
- Assertividade, Crenças Assertivas, Modelos Mentais
Como o modelo mental e as crenças assertivas de um empreendedor influenciam nos resultados de seu negócio?
Para mim, existe um elemento que é determinante no sucesso ou fracasso do ser humano que se chama modelo mental, sendo formado por um conjunto de crenças assertivas e valores determinantes na forma de ver o mundo, tomar decisões e o jeito de agir de uma pessoa. Vou citar 4 fortes crenças determinantes para um empreendedor ganhar o máximo que puder, uns mais, outros menos.
A primeira crença se trata da visão que temos do dinheiro. Muitos de nós aprendemos que dinheiro corrompe, portanto ficar rico é sinônimo de mau caráter. Essa é uma crença que leva uma pessoa a trabalhar muito e ganhar pouco. Ao contrário, aquele que acredita ser merecedor, gosta do dinheiro e não se sente constrangido de ser rico. Esse vai trabalhar muito mas ganhará muito dinheiro também.
A segunda crença está relacionada a como a pessoa cria sua visão de se tornar rico.
Neste caso, podemos classificar o empreendedor em três tipos de modelo mental:
- aquele que acredita que se economizar e gastar menos, ficará rico
- aquele que acredita que se focar em ganhar mais, ficará rico
- aquele que acredita que se focar em ganhar mais e gastar certo, ficará rico.
O primeiro dificilmente ficará rico porque sua visão reducionista e mais focada em gastar menos o leva a não correr riscos, e sabemos que um empreendedor para ficar rico necessita ter coragem e determinação.
O segundo pode ser um empreendedor que corre riscos até demais, ganhar muito dinheiro, porém na mesma dimensão que ganhar pode perder pela má gestão dos seus gastos.
O terceiro tipo me parece ser o melhor para se ficar rico, pois ele cria uma visão de futuro positiva e grandiosa para ganhar o máximo que puder, porém fica com um olho aberto para gastar em coisas que agregam valor e não porque são mais baratas ou que lhe deem prazer momentâneo.
A terceira crença importante se relaciona ao seu autoconceito de “Ser capaz”, ou seja, o quanto esse empreendedor acredita que sua ideia é excelente e vai solucionar problemas fazendo a diferença na vida das pessoas. Se o empreendedor se sente capaz, sua autoconfiança e segurança o ajudarão a vencer todos os obstáculos e não desistir no primeiro tombo. Porém se a crença for “Eu não sou capaz”, provavelmente desistirá no primeiro obstáculo.
A quarta crença, tão importante quanto as outras, se relaciona com sua atitude positiva. Sendo otimista, o empreendedor, nos momentos difíceis, acredita que dias melhores virão, e que as dificuldades são passageiras. Pensando assim, cria energia para continuar com seu objetivo.
Quais são as suas crenças assertivas?
Quer saber mais? Conheça meus Workshops gravados e meus Livros e e-books
Grande abraço.
Vera Martins
P.S. Assine meu canal do Youtube