Não fique refém de suas emoções!
- Posted by Vera Martins
- On 04/01/2018
- Assertividade, Comunicação, Inteligência Emocional
Em 2018, desejo-lhe toda maturidade emocional do mundo!
Inicie 2018 com o pé direito! Será mais um ano de grandes desafios, e você precisa estar no comando.
Não é hora para “mimimi”, “vítimas de plantão” e muito menos “explosão temperamental”. Chega de botar a culpa no outro sobre seus insucessos. Chega de vitimização. Isso tudo o desacredita!
É a hora de protagonizar e usar a assertividade para você planejar um 2018 e realmente ser eficaz, fazer o que tem que ser feito. Parece que o momento requer coragem, flexibilidade, inovação, adaptabilidade e foco para enfrentar as incertezas dos novos tempos.
Até o sinal de TV analógico foi desligado no Brasil neste fim de ano e tudo agora funciona no digital. Está na hora de você também desligar seu “sinal analógico” pois estamos na era da inteligência digital , e novamente as transformações exigem “pensar diferente” e repensar aqueles padrões de sucesso que nortearam-lhe até então.
Mas uma coisa não mudou: Para se sair bem nesse cenário, você precisa estar no comando de sua vida, dos seus pensamentos e do seu emocional. É preciso dar um breque nos pensamentos automáticos, naquele pensamento rápido e dar lugar ao pensamento devagar e reflexivo para iniciar sua tomada de consciência e tomar as rédeas de sua vida.
Desenvolva um emocional inteligente, ou seja, equilibre a razão e emoção para clarear sua mente e você estará no controle.
Afinal, o que é Inteligência emocional? Tanto se fala nessa competência como determinante para o sucesso na carreira profissional, como também para estabelecer e manter bons relacionamentos sadios.
Trocando em miúdos, a inteligência emocional é saber como lidar com seu emocional a seu favor e usar de habilidades sociais, como a empatia para compreender o emocional do outro, assim como a comunicação assertiva para adequar suas próprias reações emocionais ao contexto e focar na solução positiva dos problemas do cotidiano.
Troque tudo o que está atrapalhando sua vida para entrar em um novo ano de 2018!
Veja as quatro condições para você apossar de sua maturidade emocional e garantir melhores resultados em 2018.
1º) Não seja um analfabeto emocional, sabe aquelas pessoas que não têm a menor noção sobre seus próprios sentimentos???!!! Você já ouviu aquela expressão: “O mundo é dos espertos”. Pois é, fique esperto e tome consciência do seu emocional: use a “cabeça”, ou seja, use o pensamento reflexivo para perceber quando e porquê suas emoções de alegria, nojo, raiva, medo e tristeza aparecem e como você reage em cada situação. Por que isso? Simples, porque para você ter domínio sobre você e ficar no controle da situação, a primeira providência para ser inteligente e alfabetizado emocionalmente é: “Conheça-te a ti mesmo”. Conhece essa frase? Sim, é do filósofo Sócrates.
2º) Não dê tiro no escuro. Conhece a frase: “Atirou no que viu e acertou no que não viu”? Pois é, seja estratégico. Traga sua emoções ao consciente, tenha a clareza delas e treine técnicas de autogestão. Aprenda exercícios de respiração, ressignificação de pensamentos, ou seja, aprenda e pratique técnicas que fortaleçam sua musculatura emocional, e quando a emoção aparecer você rapidamente identificará as formas mais adequadas e responsáveis para lidar com a situação e buscar a solução ganha-ganha do problema .
3º) Pare de só olhar para seu próprio umbigo. Sabe aquele tipo de gente que não vê um palmo além do seu nariz? Não faça ao outro o que você não quer que façam com você. Pessoas autorreferentes são egoístas e desagradáveis.
Use a empatia para conexões equilibradas e saudáveis. Você só tem a ganhar: cria melhor sintonia com as pessoas, administra melhor os conflitos, não se estressa facilmente e melhor ainda, você autorregula seu emocional e escolhe uma ação pertinente ao contexto, demonstrando que você tem inteligência emocional.
4º) Não seja um troglodita, um hipócrita ou um Zé ninguém.
O troglodita cria encrencas por todo lado; o hipócrita é dissimulado e não cria nenhuma relação confiável; o Zé ninguém não tem boca para nada, guarda tudo dentro do emocional. Os três acumulam lixo emocional e por isso não possuem o equilíbrio necessário para uma convivência saudável e madura.
Desenvolva sua habilidade social e utilize um comportamento assertivo para se comunicar de forma respeitosa e focada na compreensão do outro e na solução do problema em questão.
Veja mais algumas dicas para você praticar agora e se tornar mais maduro e dono de si mesmo:
- Você reclama muito? Se sim, saiba que isso é muito chato. Troque a reclamação pela ação solucionadora, ou seja, foque na solução e não no problema. Você se sentirá aliviado e sem pendências.
- Você é do tipo “crítico” que só vê defeito no outro? Drible seu cérebro e pare de olhar somente ao que você não gosta nas pessoas. Dirija seu olhar às qualidades das pessoas. Reconheça o que é bom no outro e assim você criará uma “liga emocional positiva”.
- O medo te pega quando na verdade você gostaria de ser corajoso e tomar uma decisão? Troque o medo de correr riscos pela ação responsável, fazendo uma análise dos riscos e escolhendo o melhor comportamento. Avalie seu medo em uma determinada situação perguntando-se:
O que de pior pode acontecer se você:
a) não conseguir enfrentar a situação
b) se você conseguir enfrentar a situação
O que de melhor pode acontecer se você:
a) conseguir enfrentar a situação?
b) não conseguir enfrentar a situação?
- As vezes a inflexibilidade enrola sua mente a tal ponto de se sentir totalmente enrijecido? Pratique a flexibilidade e deixe fluir novas emoções positivas. Esteja disponível para aprender e encarar o novo com mais coragem.
- Não evite a tristeza, tentando ser feliz! Sinta e curta a tristeza, pois é dela que surgem os aprendizados mais profundos, com o uso do pensamento reflexivo.
- Fique atento aos padrões comportamentais que você utiliza para expressar suas emoções aflitivas, pois, se funcionarem como estratégias de defesa, podem se tornar os maiores impeditivos à mudança de hábitos emocionais que precisam ser mudados.
- Faça uma coisa muito, mas, muito importante: Aceite a si mesmo, tal qual e como você é. E nem pense em ser outra pessoa. A autoaceitação lhe dará mais autoconfiança, mais autoestima e mais fluidez para viver suas emoções.
Se você quiser se aprofundar nesse tema leia meus livros: Seja Assertivo! e O Emocional Inteligente, editora Altabooks.
Se quiser falar comigo, terei muito prazer em conversar com você, meu contato:
vera@vera-martins.com
Conheça meus Workshops gravados e meus Livros e e-books
Desejo-lhe um 2018 com muitas mudanças positivas e uma evolução para a felicidade que merece através da maturidade emocional!
Um grande abraço.