O que você faz? Dialoga ou Discute?
- Posted by Vera Martins
- On 31/01/2018
- Assertividade, Comunicação, Diálogo, Discussão
Diálogo ou discussão? Você sabe se dialoga ou se discute?
O que você faz quando se propõe a dialogar com alguém?
Vamos entender a raiz das duas palavras e concluir se discutimos ou dialogamos, ou vice-versa.
Diálogo vem da palavra grega dialogos. Logos significa “a palavra” ou melhor “o significado da palavra”. E dia significa “através de”. O diálogo pode ser interno ou externo.
– Diálogo Interno é aquele papo que você tem com você mesmo.
– Diálogo Externo é possível no mínimo entre duas pessoas.
O diálogo acontece quando um fluir de significados inunda a mente das pessoas envolvidas e desse fluir surge uma compreensão nova do problema em questão. E este novo significado é que dá “cola”, que une as pessoas. A ideia não é de uma pessoa e sim de todos.
Discussão tem um significado de partir as coisas, o que implica a existência de vários pontos de vista que devem ser analisados, separando uma coisa da outra, e não deixa de ser um ping-pong, onde existem tentativas de prevalecer uma ideia sobre a outra.
O diálogo é um jogo ganha-ganha.
A discussão é um jogo ganha-perde, porque o propósito é ganhar o jogo. Uma pessoa que tem o objetivo de discussão se propõe a ir à uma reunião para “vender suas ideias”, demonstrando uma rigidez mental ao usar sua argumentação excessiva, chegando, às vezes, à imposição de ideias.
No diálogo não se joga um contra o outro, mas todos jogando o mesmo jogo, todos com todos. Numa reunião com diálogo, as pessoas apresentam suas ideias, entregando-as ao grupo, e são analisadas por todos, independente de quem as deram. No final, surge uma nova ideia que é de todos.
Na minha conversa com vocês, quero promover um diálogo assertivo e por isso sua participação é muito gratificante para meu crescimento, para meus insights, para gerar significados que fazem sentido para todos nós.
Como agora, estou falando sobre diálogo e discussão e quero muito ouvir você, acrescentando às minhas palavras um sentido maior. Vamos refletir juntos: o que fazemos? dialogamos ou discutimos?
Referência: O DIALOGO de David Bohm
Quer saber mais sobre assertividade? Conheça meus Workshops gravados e meus Livros e e-books
Grande abraço.