Dicas para influenciar positivamente seu chefe
- Posted by Vera Martins
- On 21/02/2018
- Assertividade, Comunicação Assertiva, Relacionamento Interpessoal
COMO INFLUENCIAR POSITIVAMENTE SEU CHEFE COM UMA COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E MADURA.
Eu resolvi publicar esta matéria que escrevi porque tenho sido questionada com bastante frequência e com certo desespero dos profissionais, como se relacionar e tratar um chefe difícil, agressivo, inseguro, etc.
Eu não desejo que você seja a inimiga número 1 do seu chefe por conta de não saber lidar com ele. O que mais quero é que você seja craque no processo de influência positiva e que transforme seu chefe em seu parceiro.
Por isso, resolvi escrever as 8 dicas que seguem.
1. Pratique empatia com seu chefe, colocando-se em seu lugar e percebendo o seu jeito de ser. Dessa forma, você compreenderá seus motivos e necessidades que o levam a ser como é. Mais, ainda, você adquire informações preciosas sobre as crenças e valores que direcionam os comportamentos do seu chefe e que certamente ajudarão você a criar estratégias adequadas para conquistar a sua confiança e não propor ideias que serão vistas como não pertinentes e não benéficas.
2. Pratique reciprocidade. Peça ajuda ao chefe, envolvendo-o em seu trabalho e lhe ofereça ajuda, com suas ideias e conhecimento. Dê o melhor de si, sem egoísmo, pense como parceiro e seja proativo, antecipando as necessidades do seu chefe. Ofereça a ele alternativas que vão beneficiar a ambos os lados – você e ele.
3. Ajude seu chefe a ajudar você. Se seu gestor não sabe resolver algum problema que impacta na evolução do seu projeto de trabalho, ofereça a ele suas ideias e permita que ele as incorpore em seu pensamento, apossando-as para si, devolvendo-as em forma de solução ao problema.
4. Não venda suas ideias, pois isso implica que seu chefe terá que pagar por elas e isso pode incomodar sua segurança, opte, então, por mostrar com fatos e dados o quanto as alternativas que você propõe vão ser boas para todos. E, quando o chefe discordar, não entenda que ele é dono da verdade, mas apenas que ainda não foi convencido o suficiente, falta-lhe informações. Assim, dê-lhe as informações faltantes. Pergunte, investigue suas dúvidas e dê novos argumentos, lembrando-se sempre:um argumento eficaz é aquele que não envolve perdas e atende os seus interesses mútuos.
5. Promova o alinhamento constante das expectativas do chefe com relação ao seu trabalho. Procure entender quais são os seus objetivos essenciais porque, provavelmente, estejam lá as boas razões porque ele o escolheu para sua equipe.
6. Seja verdadeiro e sincero. Promova o envolvimento ético com seu chefe, sem dissimulação e manipulação. Como? Elogie-o e diga a ele onde ele pode ser melhor ainda. Peça feedback ao seu chefe para verificar sua sintonia com as expectativas que ele tem de você.
7. O chefe se sente confortável quando percebe que pode confiar no time para se expor e se sentir seguro em suas fortalezas e fragilidades. Quando ele aceita suas ideias é porque ele confia em você. Use uma linguagem empática e de envolvimento. Jamais faça chantagem e crítica, pois isso cria barreiras. Não coloque dificuldade para executar o trabalho e busque soluções que o deixem seguro.
8. Por fim, lembre-se! Gerenciar bem seu chefe com uma postura ganha-ganha pode ser produtivo para todos: você, seu chefe e sua empresa.
Quer saber mais? Conheça meus Workshops gravados e meus Livros e e-books
Um abraço,
Vera Martins