Como aumentar a agilidade emocional num mundo ágil
- Posted by Vera
- On 14/09/2018
- Agilidade Emocional, Assertividade, Inteligência Emocional
Conheça a importância da assertividade e agilidade emocional para a tomada de decisões num mundo ágil que exige foco e flexibilidade mental.
Hoje se fala muito em empresa ágil, o que é bastante razoável diante da volatilidade do mundo digital e da grande transformação que estamos sendo impactados em nossos usos e costumes. Podemos perceber que um forte impeditivo da agilidade é a perda de tempo que os profissionais tem quando se perdem em suas distorções cognitivas criadas exatamente para harmonizar seus pensamentos com as suas crenças vigentes. Podemos chamar isso de “resistência às mudanças”.
Quando nós somos dominados pelo medo do novo, tentamos de todas as formas acreditar em nossas crenças, muitas delas já ultrapassadas. Perdemos muito tempo travando uma briga incrível com nossos sentimentos negativos acumulados por falta de coragem de estabelecer um diálogo interno honesto, verdadeiro e focado na solução do problema.
E com isso, a tecnologia caminha na frente e a passos largos, colocando os “resistentes” à deriva.
Em vez de superarmos a situação, nós “os resistentes” vamos empurrando o problema com a barriga e com isso nos envolvendo com nossos conflitos internos: corro o risco ou não? Mudo ou não mudo? Para fugirmos desse conflito, muitas vezes, tentamos nos enganar através da racionalização dos nossos pensamentos e emoções.
Sabemos que essa não é uma maneira eficaz de lidar efetivamente com o que acontece na nossa vida porque imitamos “o andar do caranguejo” e só andamos para trás.
Porque Assertividade e Agilidade Emocional?
Suzan David em seu livro “Agilidade emocional: liberte-se, abrace a mudança e seja próspero no trabalho e na vida” conceituaagilidade emocionalcomo a capacidade da pessoa de conviver consigo mesma de um modo corajoso, compassivo e instigante.
É verdade! concordo com a autora, porque agilidade emocional exige a habilidade da autoconsciência, que é a base da inteligência emocional. Autoconsciência requer muita coragem e honestidade consigo mesmo. É a busca contínua do autoconhecimento e da consciência de seus sentimentos e pensamentos, pois são eles que determinam sua visão do mundo e seu modo de agir.
Precisamos, definitivamente, aprender a nos fazer as perguntas certas em nosso diálogo interno para entendermos o nosso funcionamento mental e emocional, pois só assim poderemos mudar o que é preciso e focar no que importa, seja na solução inovadora dos problemas, no atingimento de objetivos, no estabelecimentos de relações produtivas e bem resolvidas. É libertar-nos de crenças que não agregam valor e só dão peso à nossa bagagem de vida.
Seja assertivo com você e desenvolva sua agilidade emocional!
Se você quer saber mais e aprender técnicas para aumentar sua agilidade emocional assista esta webaula gratuita Assertividade e Agilidade Emocional, onde aprofundo esse tema.
Entenda a importância da agilidade emocional para decisões assertivas num mundo ágil que exige foco e flexibilidade mental.
Um abraço
Vera Martins
P.S. Conheça meus vídeos em primeira mão, assine meu canal do Youtube