DIÁLOGOS INTERNOS
Como resolver seus próprios conflitos nos diálogos internos?
Não seja “normal!” Seja você mesmo!!!!
Outro dia conversando com a querida Nancy Assad, ela me apresentou o termo “normose”. Você sabe o que significa?
Normose
Simplesmente é a busca, às vezes desenfreada, da normalidade para ser aceito e querido, sendo um “igual”.
Ser igual é “parecer que é”, mas na sua essência “não é”. É tentar ser um alguém que não existe, mas você quer acreditar que é o melhor, nem, se para isso, for necessário criar uma nova realidade que se adeque a uma situação “normal”.
Zona de Conforto
Pronto! Você encontrou sua “zona de conforto”, com estratégias inconscientes, criando “filtros emocionais” para enxergar o mundo, as relações, as pessoas, de uma forma “normal”, aonde não existam ameaças ao seu bem-estar. É um novo “EU” que nasce dentro de você. E você passa a crer que essa é sua essência.
Mas depois de algum tempo, algo passa a incomodar. É uma sensação de vazio? De inadequação? De insatisfação pessoal? É uma angústia? O seu “EU” desejado ficou muito distante do seu “EU” real.
É quando perdemos o sentido da vida
Esse desconforto interno se descortina na sua mente consciente como um pensamento negativo e uma emoção negativa, e o “medo” apodera-se do seu corpo. Medo de ser ignorado, de humilhação e da rejeição, caso você não seja “normal”. Tudo isso porque você só queria ser aceito e incluído, enfim respeitado.
Isso dói demais!!! É um sofrimento emocional!!!
PARE!!! com essa “normose obsessiva”. Pare de se limitar!!! Pare de querer ser aquilo que lhe disseram para ser. Seja você mesmo!!!
A solução é buscar o autoconhecimento para saber como quer ser e que tipo de relacionamento quer estabelecer para sentir-se respeitado e respeitando o outro.
Seja assertivo primeiro com suas necessidades e com sua essência e depois estará preparado para respeitar o outro.
E para fazer esta análise é preciso coragem para estabelecer um diálogo interno verdadeiro e sincero. Você certamente terá uma grande surpresa, não só descobrirá os pontos mais vulneráveis a serem fortalecidos, mas principalmente, descobrirá seu potencial, seus talentos e habilidades escondidas pelos filtros emocionais criados para ser uma pessoa ” normal”.
Abraços,
Vera Martins
P.S. Assine meu canal do Youtube