Melhore sua vida pessoal e profissional com assertividade
Você sabe o que é assertividade?
Assertividade é um ingrediente que define um estilo de se comunicar com foco, clareza, objetividade, honestidade e transparência.
Assim, ser assertivo é expressar, sem constrangimento e sem rodeios, seus sentimentos, opiniões e necessidades e ainda, escutar ativamente os sentimentos, opiniões e necessidades do outro, assumindo a responsabilidade pelas suas próprias escolhas na vida.
Pessoa assertiva é bem resolvida, assume responsabilidade pelas suas próprias escolhas na vida, ou seja, nunca culpa o outro pelas situações ou eventos que acontecem em sua vida. Não acumula sentimentos e emoções aflitivas (raiva, tristeza, medo, frustrações, ansiedade e angústia) estimuladores de doenças e mal-estar.
Assertividade no trabalho
A assertividade tem impactos fortes no trabalho porque em um ambiente assertivo os profissionais focam a solução dos problemas e não ficam buscando culpados; neutralizam o stress desnecessário do cotidiano; ganha-se tempo pois não existe procrastinação e os problemas são resolvidos definitivamente, agilizam os processos e melhoram a produtividade. Pesquisas mostram que um profissional assertivo é fadado ao sucesso na carreira.
A assertividade pode ser um aliado para driblar o estresse do dia-a-dia porque ajuda a zerar os débitos emocionais, dando à pessoa a sensação de liberdade emocional. Com isso, a mente fica livre para ter bons pensamentos, o que impactará num olhar mais real e positivo das situações e relacionamentos, já que o estresse depende do olhar que a pessoa dá aos eventos da vida.
Como ser assertivo?
- Passo 1 – Decida ser assertivo e cuide da própria vida, jogando fora as “bengalas”. Não há necessidade de engolir e nem de retaliar, o bom é resolver.
- Passo 2 – Avalie as situações nas quais você não consegue ser assertivo.
- Passo 3 – Analise, nessas situações difíceis, quais pensamentos aparecem em sua mente que fazem você acreditar que não é bom ser assertivo.
- Passo 4 – Ressignifique seus pensamentos negativos por pensamentos que lhe mostrem os benefícios de ser assertivo.
- Passo 5 – Aprenda as técnicas assertivas para cada situação, tais como: como dizer não, como dar limites, como fazer empatia sem medo, como expressar emoções negativas ao outro, etc.
- Passo 6 – Troque sua linguagem negativa por positiva, ao falar para si e para o outro, isso ajuda a tornar a comunicação mais respeitosa e focada.
Treine e treine muito, com abertura para receber feedback e às vezes, mudar seu próprio comportamento que esteja afetando o outro, pois assertividade é fazer pedidos aos outros mas também é aceitar e reconhecer os pedidos dos outros.
Abraços.
Vera Martins
P.S. Assine meu canal do Youtube