Vera Martins

Prepare-se para o desafio da transição para a nova economia

Bagagem nova economia, transformação Digital

Como está a sua bagagem para a transição para a nova economia?

Aquela que você carrega em sua mala de viagem, nesta transição para a nova economia, liderada pela transformação digital?

Existem cargas extremamente desnecessárias que se tornam um peso e ela continua lá atrapalhando a sua vida, mas você não tem consciência porque você acostumou com o peso, como se a carga fizesse parte da sua vida. Tornou-se hábito. Está no seu inconsciente. Você quer se livrar delas? É preciso acionar o inconsciente e trazer a tona, à sua mente consciente para que você, através de uma escolha consciente, decida o que fazer com elas.

Por que é difícil mudar hábitos?

Sabemos que nosso cérebro gosta de atuar através de padrões comportamentais, chamados de “hábitos”, pois não há necessidade de pensar e a ação é automática e rápida.

Os hábitos, além da segurança emocional, nos dão velocidade de resposta às situações do cotidiano.

Hábito é um circuito neuronal que, por ser acionado com muita frequência, se torna um caminho mais conhecido no seu mapa mental e, por isso, é o primeiro a ser acionado pelo piloto automático e sem necessidade de passar pela mente consciente, quando a situação demanda aquele padrão comportamental, como resposta mais rápida e segura.

Dessa forma, é normal que diante da necessidade de mudança, nosso cérebro resista a sair da “zona de conforto” pois está programado para respostas automáticas.

No passado, na hierarquia piramidal, onde as mudanças eram mais raras e lentas, nosso cérebro sentia-se mais confortável, tanto que a competência “ abertura à mudança” não nos era tão exigida em nossa vida profissional e mesmo pessoal. Os processos de trabalho eram mais estáveis e as decisões eram mais centralizadas, com relações profissionais mais dependentes da chefia. As demandas emocionais eram bem diferentes do momento atual.

Com a evolução do mundo, saímos de um mundo analógico para conviver em um mundo, dominado pela era digital, marcado por um ambiente volátil, incerto, complexo e cheio de ambiguidades, exigindo que nosso cérebro saia da zona de conforto e se reconfigure com um novo modelo mental, adequado às novas demandas desse ambiente em constante mudança.

Qual é o primeiro sentimento que vem à sua mente diante deste cenário?

  1. De tranquilidade porque sabe o que fazer, seus objetivos e as suas estratégias para chegar lá? Sente-se preparado com o conhecimento e a segurança emocional suficientes para encarar o mundo com tranquilidade? Se sim, você é um privilegiado.
  2. De intranquilidade, porém agindo para se preparar para este cenário? Procurando entender o que está acontecendo e buscando se desenvolver para encontrar seu rumo? Parabéns, você certamente chegará, basta você se garantir com uma robustez emocional e comportamental para leva-lo aonde você quer chegar.
  3. Se sente perdido sem saber qual rumo tomar? Pois saiba que tem muita gente nessa situação.

Se a opção 3 for o seu caso é melhor se incomodar e sair da zona de conforto. Se você quiser realmente mudar o jogo e fazer gol na sua vida, você precisa tomar providência e urgentemente acertar seu foco.

Com assertividade e inteligência emocional você se sentirá fortalecido e em segurança emocional suficiente para agir  e sobreviver nesse novo mundo da era digital.

Já pensou sobre o que você realmente sente?

Um abraço,

Vera Martins

P.S. Assista a minha webaula Driblando o seu Stress e conheça algumas dicas para interferir nesse ciclo emocional e minimizar o seu impacto.

Assine o meu canal do Youtube

 

Comentários
Exit mobile version