Vera Martins

Como ter a vida na palma da sua mão!

Vida na palma da mao

Dê a você o direito de escolher como quer se sentir, o que pensar e como agir, para se sentir de bem com a vida e principalmente ter sua vida na palma da sua mão.

Empodere-se! e sinta como você pode ter controle de sua vida.

Você pode fazer toda a diferença. Depende das suas escolhas emocionais!

Você é inteligente ou reativo com suas emoções?

Você tem duas escolhas: Ser defensivo ou assertivo com seu emocional.

A escolha defensiva é uma forma automática de reagir quando você se sente sob ameaça física ou psicológica. Você cria mecanismos de defesas, aqueles hábitos de agredir ou de se submeter, como estratégia de sobrevivência nos relacionamentos profissionais e pessoais. Isso é uma escolha inconsciente.

Em nossos relacionamentos cotidianos, podemos constatar que são poucas as pessoas que se sentem livres para expressar seus sentimentos verdadeiros e preferem pagar os custos do peso das máscaras para esconder quem realmente é.

Com seu repertório de escolhas diminuído fica difícil dar livre vazão aos seus desejos, necessidades e opiniões, e a sensação de ameaça se torna um gatilho de emoções aflitivas como medo, raiva e tristeza.

Pare de agir baseado em escolha inconsciente! Faça uma escolha assertiva! E use seu pensamento consciente para pensar e escolher certo!

Dê a você o direito de escolher como quer se sentir, o que pensar e como agir, para se sentir de bem com a vida e principalmente ter sua vida na palma da sua mão.

Mas, como? Utilizando seu cérebro a seu favor.

Como? Diminuindo a ativação da área emocional (sistema límbico) e fortalecendo mais uma área do seu cérebro que está localizado no lobo frontal do córtex cerebral que se chama pré-frontal.

O papel do pré-frontal 

O pré-frontal, também considerado a sede da personalidade e a mente consciente é hábil em diferenciar pensamentos conflitantes, analisar custos e benefícios de uma decisão, e prever consequências futuras, o que possibilita a proatividade para planejar ações que antecipem problemas.

O pré-frontal tem um papel fundamental na gestão emocional, pois regula a energia límbica e pode assim, criar comportamentos adaptativos adequados ao ambiente e situação, na tomada da consciência das emoções. Isso quer dizer que na ausência da ativação e uso do pré-frontal, as emoções ficam fora do controle.

O pré-frontal é o responsável pelo processamento inteligente das emoções. Isso é uma escolha consciente, isso é inteligência emocional.

Se você quer realmente se apropriar do seu emocional e utilizar a razão (pré-frontal) para equilibrar a emoção você precisa:

1º)  Tomar consciência da emoção que está sentindo

2º) Entender os gatilhos da emoção

3º) Planejar respostas adequadas ao ambiente e a situação

4º) Agir de forma pensada, enfrentando a situação com tranquilidade e expressando a emoção de forma assertiva.

Um abraço

Vera Martins

P.S. E-book. Conheça mais sobre Crenças Assertivas e reflita sobre sua forma de ver o mundo.

Conheça meus vídeos em primeira mão, assine meu canal do Youtube

 

Comentários
Exit mobile version